segunda-feira, 19 de novembro de 2007

DIÁRIA, ALIMENTAÇÃO E HOSPEDAGEM

ANTES DE "BATER O MARTELO" COM UMA PRODUTORA OU EMISSORA DE TV É IMPORTANTE O OP. DE CÂMERA E REP. CINEMATOGRÁFICO ESCLARECER TRÊS PONTOS: - DIÁRIA (VALOR E PRAZO DE PAGAMENTO), VERBA DE ALIMENTAÇÃO, E HOSPEDAGEM (CASO ESTEJA FORA DA SUA CIDADE) ..........

ALIMENTAÇÃO: a alimentação da equipe técnica é um ítem importante, principalmente se o profissional for "free-lancer esporádico". Como diz o ditado: "saco vazio não para em pé", a equipe tem que trabalhar alimentada.

VERBA DE PRODUÇÃO: é um dinheiro que a equipe de produção deve ter para pagar despesas na externa (rua), e entre elas a compra de água mineral para a equipe técnica (op. de câmera, assistente, etc.) ÁGUA PARA BEBER, é um ítem básico, e não deve (e nem deveria) sair do bolso do profissional.

VERBA DE ALIMENTAÇÃO: é o dinheiro dado ao profissional para ele se alimentar nos intervalos da gravação. O valor varia de produtora ou emissora de Tv. Não há uma regra, mas geralmente um valor que possibilite alguém almoçar e tomar um refrigerante.
EX. Em São Paulo esta verba varia de 8 reais a 15 reais - isto é apenas um exemplo !!
O dinheiro pode ser dado diretamente ao profissional ou então a produção "banca" o almoço, jantar ou lanche.

CAFÉ DA MANHÃ: Se você entra para trabalhar muito cedo - 4, 6, 7 horas da manhã, o "ideal" seria que a produtora de vídeo providenciasse um café da manhã (leite, pãozinho e café). Mas, nem sempre é assim, tem "produtora" que não está nem aí com os profissionais !!!!

PRESTE ATENÇÃO ! : O trabalho de op. de câmera - rep. cinematográfico é desgastante, portanto exiga uma alimentação adequada - tem produtores que são especialistas em pagar "lanchinho" para a equipe em vez de um almoço ou um jantar. É claro que vai depender do local onde você está, e da existência de restaurante próximo.

HOSPEDAGEM : O ideal é que cada profissional fique hospedado sózinho no apartamento ou quarto do hotel, na modalidade "SINGLE". Esse negócio de ficar duas ou três pessoas no mesmo apartamento é "fria". Produtoras e Emissoras que respeitam os profissionais adotam a "hospedagem individual". "ECONOMIA" na hospedagem não funciona !!!
ATENÇÃO: A produção deve comunicar à equipe de profissionais se o consumo dos produtos do "frigo bar" (geladeira que há nos apartamentos dos hotéis), está liberado para o uso ou não !!

FIQUE ATENTO: a água mineral do "frigo bar" e consumida pelo profissional, DEVE SER PAGO PELA PRODUÇÃO ! - se fizerem você pagar água mineral consumida na estadia, reclame !!

Nenhum comentário: