sábado, 15 de dezembro de 2007

TABELA DE SALÁRIOS - SEU DINHEIRO


VALOR REFERÊNCIA: SÃO PAULO - Capital

IMPORTANTE: o salário/diária do rep. cinematográfico é maior que do op. de câmera, pois ambos fazem parte de categorias diferentes (um é jornalista e o outro radialista).
Os valores divulgados são baseados em média variáveis e serão corrigidos regularmente.

CLT - consolidação das leis do trabalho - código de trabalho em vigência hoje no Brasil, toda legislação trabalhista é baseada neste código.

SAIBA NEGOCIAR SEU SALÁRIO, VOCÊ É MÃO-DE-OBRA ESPECIALIZADA!

OPERADOR DE CÂMERA UPE (externa) COM CARTEIRA ASSINADA - CLT
salário médio mensal de R$ 1.900 reais à R$ 2.400 reais - carga horária de radialista: 6h. - PASSOU DISTO É HORA EXTRA

OPERADOR DE CÂMERA (estúdio) COM CARTEIRA ASSINADA - CLT
salário médio mensal de R$ 1.600 reais à R$ 2.200 - carga horária de radialista: 6h. - PASSOU DISTO É HORA EXTRA

OBSERVE: que o salário mensal do frila fixo costuma ser maior do que o profissional registrado pois não há os encargos para a empresa.

OPERADOR DE CÂMERA UPE e ESTÚDIO - FREE-LANCER FIXO
salário médio mensal de R$ 1.800 à R$ 2.800 reais - carga horária de radialista: 6h.

OPERADOR DE CÂMERA (estúdio/externa) FREE-LANCER CASUAL
diária média - mínimo R$ 250 reais à R$ 400 reais
carga horária de 10h./dia o máximo - PASSOU DISTO COBRE DUAS DIÁRIAS

Porque 10 horas e não 6 horas/dia? - Porque a pessoa que te contrata está te pagando uma diária e ela geralmente não aceita você trabalhar só seis horas, então ela estica para 10 horas - mas não deixe passar disto, fique atento !!
Mas as Redes de Tv sérias respeitam a carga horária de 6h/dia radialista e 7h/dia jornalista - Ex: Rede Globo em São Paulo

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO - COM CARTEIRA ASSINADA
salário médio mensal de R$ 3.200 reais - carga horária de jornalista: 5h. mais 2h. perfazendo 7h./dia - Na TV Globo em São Paulo há RC ganhando R$ 15 mil reais, mas é uma galera "das antigas", quando se aposentarem estes patamares de salário acabam.

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO - FREE-LANCER FIXO
salário médio mensal R$ 3.200 reais - carga horária de jornalista: 5h. mais 2h. perfazendo 7h./dia

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO - FREE-LANCER CASUAL
diária média R$ 370 reais - Referência: TV GLOBO SP. - carga horária de jornalista: 5h. mais 2h. perfazendo 7h./dia

QUANTO PAGA UM REALITY SHOW? No caso do "A Fazenda" da Record, o Operador de Câmera estava recebendo por mês R$ 4.200 (quatro mil e duzentos reais), por seis horas diárias, um dia de folga semanal, vale transporte e mais ticket de R$ 6,00 por refeição. (fonte: holerith de profissionais que trabalharam lá)

PS: participe, enviando sugestões e correções, obrigado.

ATUALIZADO EM: ABRIL DE 2010

43 comentários:

Anônimo disse...

isso é um sonho aqui no nordeste.
Op. de camera com carteira assinada ganha de 540,00 a 1,500. e a diaria do freela é 50,0
Vergonha.

Anônimo disse...

Companheiros, precisamos nos mobilizar como os colegas repórteres-cinematográfico do esta do de Minas Gerais que criaram um comitê de luta em favor do reconhecimento dos jornalistas de imagem.Na Paraíba não é diferente da maioria dos estados do Nordeste.Só assim podemos ,quem sabe,conseguir um salário digno e condisente com nossa responsabilidade profissional.
UM JORNALISTA DE IMAGEM ANÔNIMO!!!

Roberto Moraes disse...

Falta união dos profissionais da área.
Por exemplo, no Paraná, mais exatamente em Maringá, temos uma galera de profissionais unida, todas as televisões e produtoras pagam o piso para contratados em carteira, já na questão dos freelances, somos organizados, seguimos um padrão de cobrança, quem sai abaixo desse padrão o contratante desconfia.
Não cobramos um freela particular abaixo do preço de uma produtora.
O piso no Paraná para Rep. Cine. é de 1’987 mais hr extra e acumulo, e uma saída freela dependendo do evento não sai por menos de ‘150.

Wanderson disse...

"rs" o meu salário no fundo do vale do paraíba é de R$ 1084,00 mais adicional de motorista de R$ 410,00 e as horas extras sao pagas ate 30 horas, se vc fizer 61 horas so vai receber 30. Pelo menos paga né. Na emissora filiada a rede globo o camera ganha bem mais, R$ 2500,00 (total) + horas extras. Na Band do vale é a mesma de onde trabalho a diferença é de R$ 100,00 mas tem o diferencial de trabalhar muuuuuuuuuuuuito e nao ganhar hora extra. O que a globo faz com 12 equipes a band faz com 3 o mesmo numero de materias que vao pro ar. ABSURDO.
Mas a realidade nao eh ruim so pra cameras nao.
Diretores de TV ganham equivalentes a 1300 reais e raramente fazem hora extra... pra quem é pai de familia isso esta mto errado. Quem sustenta uma familia com esses valores... rs QUEM É RADIALISTA ESTA NA PROFISSAO PORQUE AMA, pq se fosse pelo salario ja era.... um abraço a todos

Felipe Brito disse...

Olá amigos
meu nome é Felipe tenho 19 anos
e pretendo fazer o curso de Radialista-Operador de Câmera no SENAC. Como vou ser calouro nessa área, gostaria de algumas instruções de vocês a respeito do trabalho.
Queria saber quanto vou ganhar como estágiario auxiliar. E quais são os meus direitos sbore o cargo.

Por enquanto é só, se quiserem me falar mais a respeito, por favor entrem em contato comigo no meu e-mail ...

felipebritto19@hotmail.com.

Antecipadamente obrigado a todos que responderem.

Lord Andrew disse...

ALGUMAS INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO NA PROFISSÃO: A CARGA HORÁRIA É DE 6 HORAS DIÁRIAS !!! O QUE PASSAR DISTO É HE, NÃO ABRAM MÃO DISTO !!

Anônimo disse...

Bom...existe um gama muito grande quando se trata de salário de operador de câmera. Ser antigo não quer dizer que ganha mais; ser antigo e Top de linha aí sim. Se tratando de rede globo, um repórter cinematográfico (jornalismo) teto salarial ganha a metade do que um câmera TOP da externa do projac que com hora extra está entre 25 a 30 mil bruto. Na record novelas o salário inicial é 12 mil chegando até 25. Sou ex funcionário da tv globo(projac) e me especializei em steadycam. Hoje em dia trabalho em cinema, publicidade e possuo 2 steady..a diária é 1500 + 1500 a operação que as vezes não leva 10 minutos.

Lord Andrew disse...

Valeu colega da Globo-Projac pelo seu comentário, ele nos ajuda a saber como anda os salários por aí, um abraço! Lord

Anônimo disse...

oi gente tudo bom?
meunome é paulo,sou de fotaleza e tenho17 anos.eu vou fazr umcurso de operador de radialista ,e quero ser camera.
gostaria de ser oq preciso fazr para trabalha em novelas como chegar a cinema ?
alguem podria mim das umas dicas de cursos facudades?
meu contato:paulim_ogato157@hotmail.com
agradeço.

paulo farias disse...

oi gente tudo bom?
meunome é paulo,sou de fotaleza e tenho17 anos.eu vou fazr umcurso de operador de radialista ,e quero ser camera.
gostaria de ser oq preciso fazr para trabalha em novelas como chegar a cinema ?
alguem podria mim das umas dicas de cursos facudades?
meu contato:paulim_ogato157@hotmail.com
agradeço.

Anônimo disse...

Bom dia a todos...gostaria de parabenizá-lo pelo blog que está muito bacana...sou repórter
fotográfico freelancer e gostaria de mudar de profissão literalmente qual conselho poderiam me dar? Já trabalhei em muitos stúdio de fotografia mas nunca com câmera de video. agradeço muiiito pelas informações.

xminduim disse...

Qual a diferença entre repórter cinematografico e operador de camera de unidade portátil externa?

jesusbiblio disse...

Olá ! Meu nome é Ronaldo sou de Londrina (PR) e comecei há uns 2 meses a trabalhar como operador de Camera na Unopar, filmando aulas de ensino á distancia (EaD). As aulas sao ao vivo. Estou registrado como Trainee e o salario é de 520.00 (minimo) Gostaria de saber se posso reivindicar um salario maior e se existe algum sindicato ou lei que possa verificar salarios, e leis a respeito. Obrigado!!!

Fábio disse...

Bom pessoal, meu nome é Fábio sou novo na aréa acabei de me formar no Senac como Câmera, já realizei alguns trabalhos e tento agora ingressar na área. Me inscrevi no tela brasileira, apareceram varias vagas porem só agora uma me contatou, pediram currículo, dados e tal e também pretensão salarial para o cargo de Cinegrafista Junior, pedindo qual seria minha pretensão salarial. Bom como sou iniciante sei que não posso deixar de lado o sálario real pela nossa mão de obra especializada como disso o Lord...qual seria este salário para esta vaga?

Abraços

Zé Escravo disse...

Caraka...aqui em Rondônia é INFERNOOoOoOoOO...Repórter cinematroescravo ...trabalhamos 24h para ganhar 700.00 com desconto imposto 620.00...sem hora extra...sem direito a folga...aqui e inferno

José Reinaldo martins Lemes disse...

então meu nome é Reinaldo lemes trabalho em Bonito ms,na verdade meu trabalho é autonÔmo faço filmagens nos passeios para excurssões,mas de vez em quando rola uns free lance para uma produtora pequena que existe aqui,geralmente são de 2hrs e meias à 4 horas de serviço somente filmando com uma 3ccd da sony ela não é tão pesada mas ao longo das horas fica cansativo.gostaria de saber se devo cobrar por porcentagem ou uma diaria fixa.me respondam por favor os serviços que o dono da produtora pega geralmente é em torno de 800 à 1.000 reais.

sul disse...

ola pessoal,opero camera de estudio em Porto Alegre, o nosso piso aqui esta em 899,00 mais acumulo q e de 300 e pouco, mas nem todas as empresas pagam, operador de grua entao nem reconhecido e...

filipin carioca disse...

QUERIA SABER SOBRE OUTROS VALORES POIS ESTOU MONTANDO UMA PLANILIA DE GASTOS SOBRE AUDIO VISUAL PARA EU FAZER UM DOCUMENTARIO E QUERIA UMA AJUDA PARA PAGAR O JUSTO AOS MEUS FUNCIONARIOS ME AJUDA AI 021 81 905500 FELIPE CABRAL

max disse...

aqui em minas gerais mais precisamente no vale do aço
sao 100 reais a diaria de free lancer e o salario que eles pagam nao compensam 620

jacob disse...

Oi sou jacob pimentel galera pretendo realizar um curso de operador de camera do senac será que tenho a chance de arrumar uma vaga no mercado rapido??
se tiver dicas por favor me ajude com umas viu aqui ta meu email.
melopimentel79@hotmail.com obrigado desde jaá !!!

Valquir Aureliano disse...

Eu gostaria de entender o por que um Operador de Câmera(externa/estúdio)é representado por radialistas(será que vai narrar também)e ACE(Associção dos Cronistas Esportivos), e um Repórter Cinematográfico é representado pelo Sindicato dos Jornalistas e também ARFOC(Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos. Tem que ser tudo igual, representação dos jornalistas...ou pelo menos pelas ARFOCs espalhadas pelo Brasil.

Anônimo disse...

Olá!
Meu nome é Anderson, estou prestes a fazer o curso de operador de camera pelo SENAC e gostaria de receber augumas dicas de como engressar nesta área.Um grande abraço a todos.
andersonlimalg@yahoo.com.br

kelly disse...

meu nome e kelly tenho 21 anos vou fazer uma faculdade de habilitação e jornalismo na faculdade uniron aqui em rondonia. alguem pode me informar quanto vai ser meu salario. entre em contato no meu email. kelly_21oliveira@hotmail.com

kelly disse...

meu nome e kelly tenho 21 anos vou fazer uma faculdade de habilitação e jornalismo na faculdade uniron aqui em rondonia. alguem pode me informar quanto vai ser meu salario. entre em contato no meu email. kelly_21oliveira@hotmail.com

kelly disse...

meu nome e kelly tenho 21 anos vou fazer uma faculdade de habilitação e jornalismo na faculdade uniron aqui em rondonia. alguem pode me informar quanto vai ser meu salario. entre em contato no meu email. kelly_21oliveira@hotmail.com

kelly disse...

meu nome e kelly tenho 21 anos vou fazer uma faculdade de habilitação e jornalismo na faculdade uniron aqui em rondonia. alguem pode me informar quanto vai ser meu salario. entre em contato no meu email. kelly_21oliveira@hotmail.com

prince Nathália disse...

Boa tarde.
Tenho experiência em programas de TV e possuo DRT Pleno,sou formada em RTV e tenho muito interesse em voltar para área
nathaliapo@yahoo.com.br

Anônimo disse...

oie galerinha, to pensando fazer produção de vídeo e operador de câmera , gostaria de saber se esta valendo fazer essas duas funções ? abraço.

Rede De Jovens disse...

muito bom esse conteudo

arilton disse...

meu nome e arilton,sou de belo horizonte, e estou aprocura de um curso de operador de camera que me de o DRT mas aqui em belo horizonte nao existe. preciso de uma ajuda. por favor me indiquem , um lugar proximo a belo horizonte.e uma vergonha, nao exisitir um curso técinico de operador de caméra em bh.me ajudem e meu sonhofazer este curso.

arilton disse...

tavirtuoi meu nome é arilton, estou aprocura de um curso técnico de operador de camera que de o DRT alguem pode me dizer como faço este curso e aonde em belo horizonte,si alguem souber me fale por favor,arilton-celestino@ig.com.br.

David vieira disse...

Ola me. Chamo david tenho 18 anos e qria saber o q cursar para ser um reporter e quanto ganha em media,preciso de algumas dicas.valeuuu

Medella disse...

Tenho 35 anos, sou tecnologo em Analise de Sistema e não sigo a profissão. Atualmente trabalho de suporte técnico e me encontro cansado desse ramo. Quando mais novo, gostava de fotógrafia e atualmente comecei a ter grande interesse e me tornar cinegrafista, mais ligado na área do cinema. Porém sei que para chegar aonde desejo é necessário iniciar de baixo. Adquirir muito conhecimento e experiência. Como esse profissão não é as mais valorizadas e reconhecidas no Brasil - tirei esse ponto de vista apartir de pesquisas na internet - ( me corrijam se estou falando algo errado ) será muito difícil almejar o que tanto quero.
Minha duvida é: Vale a pena na altura do campeonato, eu realizar tal mudança? Após concluir algum curso ou mesmo faculdade, é muito difícil de conseguir ingressar no mercado?
Não tenho preconceito ou problema em iniciar de baixo para conseguir chegar a onde quero, mas na idade que me encontro, isso também não será um problema?
Para quem possa me ajudar, seja do ramo e tem bastante conhecimento sobre a área, deixo abaixo meu e-mail: medella@live.com
Grato desde já a todos.

Anônimo disse...

Olá!Sou o Nando Santana ,estou atuando com locutor amador,sem remuneração.Estou gostando muito da profissão e pretendo me matricular em curso de rádio e TV(graduação)para trabalhar na área de locução,dublagem ,comentarista e e.t.c;ou seja,o que for melhor e mais satisfatório financeiramente para sustentar uma família.Enfim,quero saber de vocês sobre o teto salarial de um profissional dessa área,quais as etapas de evolução (promoção)profissional,níveis a serem alcançados no geral.Por favor me ajudem a tomar essa decisão que venha adequar ;remuneração financeira com prazer e satisfação em fazer o que gosta.Muito obrigado pelo espaço. Grato:Fernando Email:fernandocompusiter@hotmail.com /Salvador-Bahia.

Anônimo disse...

Ola Lord, tenho 43 anos e gostaria de fazer um curso de operador de camera ou de operador de audio para radio e tv no senac. Qual o melhor curso nessa area no Rio de Janeiro? Se fizer o curso eu consigo emprego rapido? O horario e flexivel? 6 horas, plantonista? Aqui tem muitas agencia de comunicação e publicidade? Elas trabalham com freelancer nessas areas? Vale a pena investir nisso aqui no Rio de Janeiro? Vc sabe o valor dos freelancers de operador de camera no RJ?

Dá uma luz pro seu amigo aqui!

Grande abraço!

Anderson Souza disse...

Hoje moro em Goiânia e estou muito afim de trabalhar como Operador de Câmera numa TV. É meu Sonho, se alguém souber, me avise por gentileza, já tenho alguma experiencia na área como autônomo. Hoje sou arte finalista numa grafica.


Obrigado!!

Anônimo disse...

Estou querendo cursar rádio tv e internet, mais não sei se terei um bom retorno, alguém que trabalha na área poderia me informar se o sálario
vale à pena o esforço?

Anônimo disse...

Olá pessoal! trabalho com a educação técnica a mais de 14 anos, especialmente em cursos de qualificação profissional para operação de câmera e treinamento para produtoras de vídeo e Emissoras de TV em SP e interior. Uma dica para aqueles que pretendem ingressar nesta profissão, não sei se repararam mas, as profissões mais antigas estão amparadas e organizadas por: OAB, CREA, CROSP, etc.. as profissões mais novas estão por conta do desenvolvimento e conquistas via sindicatos e manifestações trabalhistas. A TV não têm 70 anos... O que se exigia de conhecimentos e perfil nas décadas de 50, 60, 80 para o operador de câmera está muito diferente do que se pede hoje. A convergência ou agrupamento de conteúdo como: Foto, vídeo, publicidade, cinema, vídeo institucional, evento social, todos trafegando nos mesmos canais achatou as ferramentas de trabalho e a profissão…

Anderson Peçanha disse...

SENAI RJ ACABA DE FORMAR NOVOS OP DE CAMERA JA ESTAO AI LANÇADO NO MERCADO TRAB. estão fresquinhos para trabalhar ....procuro curso steadcam
Anderson fabio silva

Daniel Escobar disse...

Onde acho um artigo similar porém voltado ao profissional de áudio de ESTÚDIO de gravação (meu caso.)

Anônimo disse...

Boa tarde ,

temos uma produtora no interior do Rio, vc comentou de "freelas fixos" essa opção tem algum amparo legal? apesar de ser interior (campos dos goytacazes) aqui a mão de obra é pouco ou nada qualificada e a remuneração igual ou superior a das capitais.freelancer aqui o minimo é 150,00.

Anônimo disse...

Não existe esta de freela fixo.
Pela lei trabalhista, é vínculo empregatício.
Se o o contratado for a justiça, a produtora perde certo. Não importa se assinou contrato com as condições impostas pelo estudio. Nada do que vc escreve pdoe suplantar a constituição e as leis trabalhistas.
Informem-se sempre no ministério do trabalho para evitar dores de cabeça depois.

Anônimo disse...

O mesmo salário que paga em campina grande Paraíba Vergonha pra nós profissionais