terça-feira, 8 de março de 2011

Curso Livre de Operador de Câmera

O curso livre para operador de câmera upe com dicas de iluminação para TV., em breve, no momento em fase de elaboração. Obrigado



Carga Horária: 36 horas
Duração: 1 mes
(duas opções de carga horária)


 informações: lord.pfportugues@gmail.com


EXPLOSÃO DE CURSOS PARA OPERADOR DE CÂMERA EM SÃO PAULO

A cidade de São Paulo abriga um centro de produção audiovisual com muitas produtoras de vídeo e as seis principais "cabeças de rede" de Tv que geram notícias para o Brasil inteiro, não só de matérias factuais (do dia a dia), mas assuntos importantes e acontecimentos que repercutem no país. Neste cenário a cada dia surgem "cursos para operadores de câmera", com conteúdo duvidoso e preços "salgados".

AV. PAULISTA - SP. grande concentração de torres de rádio e televisão

Em um desses cursos por exemplo, com a duração de um dia, o custo (que eles chamam de "investimento") é de 750 reais. Os temas abordados no curso pela complexidade do tópico, dificilmente serão de utilidade e relevância ao profissional da câmera nas gravações externas. Já, temas importantes e práticos são ignorados pela maioria dos cursos oferecidos. 

que caminho profissional seguir?
DICA > Avalie sua necessidade de aprendizado e procure conhecer o que esses cursos tem a oferecer. Se eles representam um trabalho sério de ensino ou apenas uma forma de "alguém", de uma maneira fácil, ganhar o seu dinheiro!



13 comentários:

Rafael Mello disse...

Olá... tenho muito interesse em ser camera, mas tenho 1 milhão de dúvidas! Sou do RJ e gostaria de saber se pode me ajudar? Tem como me mandar e-mail para nos comunicarmos através dele? rafamello77@ufrj.br
Espero que me ajude!
Abraços
Rafael

fernando disse...

OLA MEU NOME É FERNANDO SOU DE SÃO PAULO SP
ESTOU INTERESSADO EM FAZER O CURSO . SEGUE AI MEU EMAIL .

XIMASSS@GMAIL.COM

AGUARDO A SUA RESPOSTA
OBRIGADO !

Lord Andrew disse...

Estarei em breve conversando com vcs, se puder ser útil fico feliz !! Um abraço a todos.

Savio Pinheiro disse...

Companheiro, Em primeiro lugar, parabéns pelo blog, e sobretudo pela sua postura, sua atitude. É raro nos dias de hoje ver alguém com tão boa vontade em compartilhar conhecimento e experiência como você faz aqui. E isso tudo pelo simples prazer de fazer bem ao próximo, só pra ajudar, não esperando nada em troca a não ser obviedade de se saber em um mundo melhor. Muito obrigado mesmo, é um prazer descobrir pessoas nesse mundo como você. Parabéns mesmo.

Agora sim, estou numa busca que acho que você pode me ajudar. Andei dando uma olhada no manual do Radialista, convenções sindicais, textos de leis trabalhistas que regulam a nossa área profissional e achei informações a respeito de adicionais por insalubridade e periculosidade. Porém as informações são incompletas. Não se diz o fundamental, o que é considerado insalubre e perigoso?

O trabalho do operador de câmera em estúdio/externa pode ser considerado insalubre?

O estúdio é um lugar fechado, com nível de estresse elevado, a postura do operador de câmera é sempre ruim, o olho vai pro espaço por conta do uso prolongado do view-finder, a exposição continuada as radiações dos refletores provoca danos à pele.

O trabalho do operador de câmera em estúdio/externa pode ser considerado perigoso?

Trabalhamos em risco por conta das questões elétricas, e além do mais ainda tem o risco de choque (impacto) acidental, é vara de luz subindo e descendo, grua raspando a nuca, porcas, parafusos, bandeiras e outros objetos que teimam em cair a qualquer hora.

fora outros incontáveis riscos que corremos em internas e também externas.

Enfim, você sabe se há outras convenções, normas e tratados sindicais que falem nesse sentido? Há jurisprudência, decisões judiciais conhecidas na classe que já tenham tratado disso?

Abraço,

saviopinheiro@gmail.com

Savio Pinheiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cine disse...

e ai tudo bom?me chamo glaidston e moro em belo horizonte,já sou reporter cinematografico mas em bh não temos cursos dignos q possa nos da experiencias.
principalmente com cameras digital.
já trtabalho com elas mas temos que seber muito mais.
vc sabe de algum em belo horizonte??
abrass.

Rosana disse...

OLÁ, EU AGRADEÇO A DEUS POR TUA VIDA, VC É UMA PESSOA MUITO ESPECIAL, QUE DEUS CONTINUE TE ILUMINANDO PORQUE ILUMINADO VC JÁ É, EU SOU SUA SEGUIDORA NO SEU BLOGGER, MEU NOME É ROSANA SOU DE SÃO PAULO SP
ESTOU INTERESSADO EM FAZER O CURSO,POIS MEU SONHO É SER CAMARA WOMAN, POR SER MULHER SERÁ QUE TERIA ALGUM PRECONCEITO? SEGUE AI MEU EMAIL .

rosana.2020@hotmail.com

AGUARDO A SUA RESPOSTA
ESTEJA COM DEUS E MUITO OBRIGADO !

Anônimo disse...

sou de porto alegre meu nome é Marcelo sou técnico eletrônico, radialista operador de áudio e técnico de externa, gostaria de entrar neste mundo que para min é o outro lado(imagem)aguardo essa vídeo aula.abs

BLOG DO FRANCISCO COSTA disse...

BOA NOITE SOU FRANCISCO QUERO FAZER ESTE CURSO, MORO EM IMPERATRIZ-MARANHÃO,GOSTARIA DE AUMENTAR MINHA CARGA HORÁRIA PARA EU FAZERO CURSO EM UM MÊS.VOÇÊS ENTREGAM O DRT?



meu email fcosta_silva@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá!Sempre sempre fiz rádio,mas no momento estou interessada em conhecer o universo da tv.Você me indicaria um curso na duração do seu para Camêra Whoman no Rj.Sou registrada tenho DRT.Meu email é luz.lm@hotmail.com Caso possa me orientar,ficarei grata.
Abraço.

Lucienne

luiz momoli disse...

gostaria de saber se vcs do blog tem contato de algum câmera de bh, estou orçando um trabalho e preciso de um câmera! meu contato,
the-cocky@live.com
forte abraço

carlos eduardo delfino de oliveira disse...

Boa noite tenho interesse em participar do curso queria saber o preço e as formas de pagamento aguardo contato email: differs35@gmail.com obrigado!.

carlos eduardo delfino de oliveira disse...

Boa noite tenho interesse em participar do curso queria saber o preço e as formas de pagamento aguardo contato email: differs35@gmail.com obrigado!.